Precisa de ajuda? Clique aqui
Precisa de ajuda? Clique aqui
boston-medical-group-saude-masculina-apneia-do-sono-e-disfuncao-eretil-estao-relacionados

Apneia do sono e disfunção erétil: estão relacionados?

A relação entre apneia do sono e disfunção erétil

Muitas vezes, a disfunção erétil e outros problemas de desempenho sexual têm fatores contribuintes subjacentes. No Boston Medical Group, nosso foco é identificar essas questões e suas possíveis influências na saúde geral do paciente. Mudanças nos hábitos para potencializar o tratamento, como dieta, exercícios, tabagismo excessivo e comportamento alcoólico, podem ser recomendadas. Mas você sabia que a qualidade do sono pode ter um impacto maior na sua vida sexual, além de causar disfunção erétil?

 

A apneia do sono e a disfunção erétil

Se você tem disfunção erétil, é muito provável que também sofra de apneia do sono. Para entender essa relação entre distúrbios do sono e ereções, devemos primeiro aprender o que é a apneia do sono e como ela afeta nossos corpos.

A apneia do sono é um distúrbio em que o sono é interrompido porque a respiração é irregular. A apneia obstrutiva do sono é uma doença respiratória que causa sono ruim, hipóxia intermitente, dificuldades neurológicas induzidas por hipóxia, anormalidades hormonais e psicológicas e síntese insuficiente de óxido nítrico. A apneia do sono pode levar a níveis reduzidos de testosterona, o que pode, por sua vez, levar à disfunção erétil. A disfunção erétil e a apneia do sono compartilham vários fatores de risco, incluindo idade, obesidade e doença cardíaca subjacente.

Isso pode ser causado por vias aéreas bloqueadas por músculos relaxados da garganta ou por um problema respiratório causado pelo sistema nervoso. Pessoas com apneia do sono acordam frequentemente durante a noite, muitas vezes engasgadas. Uma longa lista de sintomas pode incluir ronco alto, sonolência diurna, episódios de parada respiratória durante o sono, boca seca, dor de garganta, pressão alta, sudorese noturna, alterações de humor, irritabilidade, atenção limitada, necessidade de acordar no meio do a noite para urinar (noctúria), insônia e, o mais importante, diminuição da libido.

Existem 3 tipos de apneia do sono:

  • Apneia Obstrutiva do Sono – bloqueio físico das vias aéreas devido ao relaxamento dos músculos da garganta.
  • Apneia Central do Sono – o cérebro não consegue transmitir sinais para o sistema respiratório e é incapaz de controlar a respiração.
  • Síndrome Complexa da Apneia do Sono – Apneia Obstrutiva do Sono e Apneia Central do Sono

Anteriormente, a apneia estava entre os fatores de risco menos estudados para a disfunção erétil, mas nos últimos anos os pesquisadores encontraram evidências de que homens com apneia obstrutiva do sono são mais propensos a ter disfunção erétil e vice-versa. A apneia do sono tem sido associada à baixa testosterona, disfunção erétil e fadiga. A testosterona é o principal hormônio responsável pelo crescimento e desenvolvimento normais dos órgãos masculinos e também mantém outras características sexuais, como a libido. Os homens restauram a maior parte de seus níveis de testosterona durante o sono, pois o oxigênio é necessário para produzi-la, então você pode imaginar como a privação de sono desempenha um papel significativo nos níveis em sua produção. Se alguém tem respiração irregular por causa da apneia do sono, podemos inferir que seus níveis de testosterona são afetados negativamente pela falta de oxigênio fornecido durante o sono (privação de oxigênio).

Também é importante observar que os sintomas comuns da falta de sono são irritabilidade, alterações de humor e falta de atenção, o que pode prejudicar seu relacionamento diário com seu parceiro. Ronco alto e noctúria são sintomas que também perturbam o descanso do seu parceiro. Vocês dois podem sofrer de privação de sono e aumentar a probabilidade de disfunção sexual. À medida que você dorme menos, você experimenta um humor pior e problemas de saúde mental. Quanto mais exausto você estiver, menos ciente ficará sobre as necessidades de seu parceiro.

 

Apneia do sono e disfunção erétil: estão relacionados?

O que causa a apneia do sono?

Fatores de risco mais comuns para pacientes com apneia do sono:

  • Excesso de peso;
  • Via aérea estreita;
  • Pressão alta (hipertensão);
  • Congestão nasal crônica;
  • Fumar;
  • Diabetes;
  • História familiar de apneia do sono;

Você pode reverter os efeitos da disfunção erétil causada pela apneia do sono?

Devido à importância do sono para a saúde sexual, é possível que os tratamentos para apneia do sono também possam remediar a disfunção erétil. Aqueles com apneia do sono podem passar por tratamentos como mudanças no estilo de vida, perda de peso, redução do uso de sedativos e dormir de lado. Tratamentos de medicina do sono mais avançados podem incluir máquinas de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP), que constantemente empurram o ar para abrir as vias aéreas, e bocais de pressão positiva nas vias aéreas (Bi-PAP) semelhantes, uvulopalatofaringoplastia (UPPP – a remoção da úvula, amígdalas, adenoides e partes do palato mole) e dispositivos de avanço mandibular (MADs).

De todos eles, o aparelho de Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP) é o mais utilizado para casos de Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, principal causa de apneia do sono no mundo.

 

Quais são os outros efeitos da apneia do sono?

Ter apneia do sono pode até aumentar o risco de complicações como:

  • Fadiga diurna;
  • Problemas cardiovasculares (hipertensão e problemas cardíacos);
  • Dispnéia (falta de ar);
  • Diabetes tipo 2;
  • Síndrome metabólica;
  • Complicações c/ medicamentos e cirurgia;
  • Problemas oculares;
  • Fraqueza da resposta imune;
  • Problemas de fígado;
  • Parceiros privados de sono e relacionamento íntimo interrompido;
  • Insônia;
  • Disfunção erétil.

A pesquisa descobriu que ter apneia do sono pode ser um empecilho para sua vida amorosa. Se não for tratada, a apneia do sono pode levar à disfunção sexual em homens e mulheres. Um estudo recente publicado no Journal of Sleep Medicine em 2020 analisou 182 homens que foram recentemente diagnosticados com apneia do sono e descobriu que cerca de 60% deles tinham um desejo sexual menor. O estudo também descobriu uma ligação entre a má qualidade do sono e a falta de função sexual (um dos sintomas de disfunção erétil). O desejo sexual do seu parceiro pode ser afetado pela apneia do sono. Se um dos cônjuges sofre de apnéia do sono, é provável que nenhum dos parceiros desfrute de uma boa noite de sono.

É importante notar que os estudos resultaram em diagnósticos inconclusivos. Embora a apneia do sono e a disfunção erétil compartilhem muitas complicações de saúde comuns, o tratamento da apneia do sono não pode garantir o tratamento da disfunção erétil.


Precisa de mais informações?

Preencha seus dados e entraremos em contato

Aqui seus dados estão seguros. Aguarde a ligação estritamente confidencial de um de nossos consultores.

Fique atento: você receberá a ligação através de um dos números: SP (11) 95326-5419; RJ (21) 91036-4518; Demais Regiões 4000-2099. Salve na agenda!