A diabetes afeta 7,5 milhões de pessoas no Brasil e é uma das causas mais comuns de disfunção erétil sendo geralmente o primeiro sintoma que homens percebem antes de se consultar com um médico.

Definida como a falta de capacidade de se atingir ou manter uma ereção rígida suficiente para a prática sexual, a disfunção erétil (DE) afetará 1 a cada 2 homens no mundo em algum momento de suas vidas. Mesmo sendo frequentemente associada com envelhecimento a disfunção erétil vem sendo diagnosticada em um número crescente de homens jovens uma vez que a prevalência de diabetes vem aumentando no mundo todo.

Impotência diabética (ou disfunção erétil diabética) é comum por muitas razões. Causas de impotência em homens com diabetes podem variar. Muitos medicamentos para pressão arterial, úlcera, depressão e mesmo azia podem ter disfunção erétil como efeito colateral. Apropria diabetes leva alguns homens a desenvolver disfunção erétil simplesmente por conta de deficiências nos nervos, músculos e vasos sanguíneos que não permitem que o pênis receba aporte sanguíneo adequado necessário para se obter e manter uma ereção satisfatória.

O pênis precisa de uma corrente sanguínea saudável para alcançar uma ereção total e altos níveis de açúcar no sangue podem causar danos nos vasos e nervos do pênis dificultando o alcance e manutenção de uma ereção. Outras condições de saúde que podem ocorrer com o quadro de diabetes, como doenças do coração podem também diminuir o calibre dos vasos sanguíneos ou mesmo endurece-los e afetar ainda mais o mecanismo de ereção por conta de deficiência do aporte sanguíneo. A manutenção dos níveis de açúcar no sangue é fator chave para um fluxo sanguíneo saudável. Os que não cuidarem desse fator correrão alto risco de desenvolver DE.

Pacientes com diabetes controlam a pressão arterial frequentemente com medicação (comprimidos em geral) que podem diminuir a libido. Fale com seu médico sobre sua medicação e descubra se a DE pode aparecer como resultado desse tratamento.

Como um sintoma de saúde pode estar relacionado ao resultado de múltiplos fatores, como o exemplo do diabetes e disfunção erétil é importante que você fale com seu médico a respeito de todas as suas questões de saúde.

SAIBA MAIS